Departamento de Física da UFS
 
(Entre os melhores colocados na UFS, NELSON ORLANDO MORENO SALAZAR  em  11º e MARIO ERNESTO GIROLDO VALERIO  em 18º)
 
 
 
 
Autor: André M. C. Souza (UFS)
 
Este trabalho apresenta uma estimativa inicial de cálculos para aquisição de sistemas "off grid" de energia solar. Sistemas "off grid" de energia solar são aqueles não conectados à rede elétrica da distribuidora de energia, armazenando o excedente de energia em baterias para ser utilizado quando não houver produção de energia. Apresentamos o esquema do sistema e o cálculo de quantidades e valores de cada componente do sistema. Salientamos que nossa apresentação é apenas uma estimativa, e portanto, caso seja interesse do leitor em adquirir o sistema, sugerimos fortemente a contratação de um(a) especialista ou empresa da área para fazer um projeto adequado, a partir das especificidades de cada local.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Departamento de Física (DFI) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi criado em 1971, oferecendo o curso de Licenciatura em Física a partir de 1972 e o Bacharelado em Física a partir de 1984. As atividades de pesquisa começaram a ser consolidadas a partir de 1985 com a efetivação do primeiro docente doutor em física. Em 1994, com o DFI contando com sete doutores em física no seu corpo docente foi criado o Núcleo de Pós-Graduação em Física que viabilizou a instalação do curso de Mestrado em Física a partir do mesmo ano. Em 30/04/2001 o NPGFI teve o mestrado reconhecido e recomendado pela CAPES de acordo com o Parecer nº 353/2001. Desde então a nota atribuída ao programa se manteve em 3. Em 15 de setembro de 2005 foi obtido o credenciamento da CAPES para a criação do Doutorado em Física, sendo o mesmo implementado em maio de 2006. Atualmente o NPGFI conta com 42 professores, todos efetivos da casa, e ostenta nota 4 na avaliação CAPES.

Contato

Endereço

Universidade Federal de Sergipe

Centro de Ciências Exatas e Tecnologia – CCET

Departamento de Fí­sica

Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos

Rod. Marechal Rondon s/n

Jardim Rosa Elze, São Cristóvão - SE

49.100-000

Telefone

(55) 79 3194-6630

Fax

(55) 79 3194-6807

Horário de Atendimento ao Público

Segunda a sexta, das 8:00 às 21:30