Ter, 22 de setembro de 2020, 10:09

O Grupo de Astrofísica da UFS lamenta profundamente a perda de um mestre da Astronomia Brasileira, o Prof. João Evangelista Steiner (USP). Nossas condolências aos familiares.
o Prof. João Evangelista Steiner (USP)

O Grupo de Astrofísica da UFS lamenta profundamente a perda de um mestre da Astronomia Brasileira, o Prof. João Evangelista Steiner (USP). Nossas condolências aos familiares.

Perdemos o Prof. Steiner na manhã de ontem, 10 de setembro de 2020. Ele nos deixou uma linda obra e um legado, em uma trajetória que foi ímpar para a construção e para o estabelecimento da Astronomia profissional no Brasil.

O Prof. Steiner, com seu espírito público, sempre esteve além de seu tempo. Dedicou sua carreira a fazer ciência e a promover educação para todos e das mais diversas formas, incansavelmente. Suas contribuições como divulgador da ciência, algo que fez por mais de 30 anos, marcaram gerações, com muitos dos atuais pesquisadores brasileiros tendo no Prof. Steiner a primeira referência em ciência. Se preocupava com a formação de docentes, ministrando cursos de aperfeiçoamento, de graduandos, inclusive com aulas que podem ser assistidas no youtube (vide abaixo), e de pós-graduandos, dos quais vários se tornaram líderes em ciência no Brasil. Como cientista, era um ás, reconhecido e aplaudido internacionalmente. Inovador, deixou em sua história projetos que perpetuarão suas ações, como a construção do Laboratório Nacional de Astrofísica, que assume um papel de extrema relevância no gerenciamento e execução de projetos da Astronomia Brasileira, e a participação do Brasil em projetos na fronteira da Astronomia, como o telescópio SOAR, que nasceu a partir de suas mãos, os telescópios GEMINI, e o GMT, um telescópio gigante, de nova geração, que ainda está sendo construído. Foi quem apresentou para a comunidade a possibilidade de um projeto, o INCT-Astrofísica, que foi concretizado e do qual foi líder, e que pensava a Astronomia Brasileira para o futuro. Contribuiu enormemente para o fortalecimento de diversos grupos emergentes, incluindo o Grupo de Pesquisa em Astrofísica da UFS, ajudando-nos a estabelecer a Astronomia profissional em Sergipe.

Foi uma grande perda. Um perda para familiares, amigos e comunidade científica. Foi uma enorme perda para o Brasil.

Grupo de Astrofísica da Universidade Federal de Sergipe.

Cursos: https://www.iag.usp.br/astronomia/astronomia-visao-geral-video

Podcasts: https://jornal.usp.br/radio-usp/perfis/joao-steiner/

Entrevista (uma das diversas):

https://www.youtube.com/watch?v=UNBVejIQAps e https://www.youtube.com/watch?v=Sva2ZO4qLYw


Prof. João Evangelista Steiner (USP)
Prof. João Evangelista Steiner (USP)
Notícias UFS