Sáb, 01 de junho de 2019, 00:10

Projeto Física na Escola do Prof. Edvaldo Alves de Souza Júnior
.

A Física é base do conhecimento tecnológico o mundo contemporânea, responsável pela revolução técnico-científica-informacional, usufruída por todos nós . Enigmaticamente, a Física também é fonte de aborrecimento para a boa parte dos estudantes de Ensino Médio (EM), sendo a disciplina menos escolhida para quem deseja ter a magistratura como profissão. Entretanto, há de se esclarecer que a Física é apenas mal compreendida, que a falta de percepção do funcionamento dela, e da aplicação de suas leis, é que a distancia dos alunos. Dessa forma, o distanciamento torna-se uma fonte para falta de motivação em aprender e desenvolver os conhecimentos dessa ciência. Uma motivação adicional pode ser dada através da conexão da Física com brincadeiras e aplicações do mundo cotidiano. Fazer essa ligação através de experimentos e laboratórios pode dar uma chance adicional para instigar o desejo de conhecer e aprender dos alunos. Assim o projeto Física na Escola visa apresentar uma série de experimentos interligados de um mesmo conteúdo, tais como, ilusões, geradores elétricos e Ondas de choque, que possam comunicar-se, e de forma gradativa evoluírem para explicar uma aplicação mais avançada deste conteúdo. Finalizar com um aplicação científica e tecnológica, ainda que simples é uma meta. Assim, espera-se diminuir a distância que há entre a Aplicação da Física e o conteúdo aprendido pelos alunos do EM, através demonstrações orientadas, para estimular o desejo de aprender Física dentro do ambiente da Escola.

Atualizado em: Sáb, 01 de junho de 2019, 01:27