Sex, 14 de janeiro de 2022, 17:05

UFS e Prefeitura de Malhador discutem parceria para o desenvolvimento do município
Alfabetização foi uma das pautas da reunião
Alfabetização e processo de formação continuada de professores foram pautas discutidas entre UFS e Prefeitura de Malhador (Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Com o objetivo de estabelecer cooperação na área da educação, o vice-reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Rosalvo Ferreira, e o diretor do campus de Itabaiana, Victor Hugo Sarmento, se reuniram com o prefeito de Malhador, Francisco de Assis Araújo Júnior, na manhã dessa sexta-feira, dia 14, no campus de Itabaiana.

Na reunião, foram iniciadas tratativas para que a universidade possa contribuir e auxiliar a prefeitura de Malhador no que diz respeito, especialmente, à alfabetização e ao processo de formação continuada de professores.

O vice-reitor destacou que foi uma reunião bastante proveitosa. "e certamente a universidade poderá contribuir com os municípios do estado, na medida em que as prefeituras e os agentes públicos podem reconhecer os problemas nas suas diversas áreas e a universidade, na sua condição de formadora de professores, prestadora de serviços público e na sua excelência, pode atender a demandas dos municípios”.

Reunião tratou de termo de cooperação entre as duas instituições.

Inicialmente, a ideia é que o termo de cooperação estabeleça parcerias através de estágios supervisionados e também projetos de extensão com o objetivo de trabalhar questões metodológicas relacionadas à alfabetização.

A pró-reitora de Extensão Sueli Pereira afirmou que a procura das prefeituras por parcerias com a UFS é relevante. "Afinal, é possível sim a universidade dar esse apoio e cooperar com o município, seja com projetos ou com estágio supervisionado. Temos expertise nessa área e podemos somar”.

O prefeito de Malhador afirmou que a problemática da alfabetização no município é antiga e busca na parceria com a UFS uma colaboração para solucionar. “A UFS irá ajudar a educação do nosso município com a capacitação dos professores, com novas técnicas de aprendizados, e com ações de extensão”.

“É o início de uma cooperação que todos só têm a ganhar. Sociedade, município e universidade. Temos recursos técnicos que podem dar todo o apoio para as demandas do município”, destacou o diretor do campus de Itabaiana Victor Hugo Sarmento.

Também estiveram presentes na reunião a vice-diretora do campus da UFS de Itabaiana Joelma Vilar, a secretária de educação do município de Malhador Rosilene Andrade, a secretária adjunta Joelma Santos Silva e a coordenadora da Secretaria Municipal de Educação de Malhador Heloisa Helena.

Pedro Ramos - Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br