Qui, 13 de janeiro de 2022, 23:41

Reitor da UFS participa da inauguração de centro de hemodiálise em Lagarto
Unidade é um anexo do Hospital Nossa Senhora da Conceição
Unidade entra em pleno funcionamento nesta segunda, 17, com 240 pontos de hemodiálise. (fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS)

No Centro-Sul do estado, o reitor da Universidade Federal de Sergipe, Valter Santana, acompanhou a inauguração do Centro de Hemodiálise Nossa Senhora da Conceição, em Lagarto. A unidade está capacitada com 240 pontos de hemodiálise e entrará em pleno funcionamento na próxima segunda-feira, 17.

No evento, o reitor comentou sobre a possibilidade de futura parceria para a inserção de alunos nesse novo cenário de prática. “O Hospital Nossa Senhora da Conceição já é parceiro da universidade e essa ampliação é muito bem-vinda para a estruturação da rede de saúde, bem como para novas parcerias para a universidade. Nós temos sempre um diálogo aberto com os administradores do hospital e estamos aqui para parabenizá-los nesse momento tão aguardado pela sociedade sergipana, já que se trata de mais um espaço para tratamento de saúde para uma parcela da população que tanto sofre. Sem dúvida nenhuma é um campo de parcerias para os nossos alunos”, afirma.

Para o reitor Valter Santana, a unidade pode vir a ser um futuro campo de prática para os estudantes da UFS.

Essa futura parceria com o campus de Lagarto também é analisada pela gestão do Hospital Nossa Senhora da Conceição, onde está localizado o centro de hemodiálise. Para o presidente André Andrade, a inauguração do espaço foi um sonho realizado para a região e a UFS pode contribuir.

“Essa inauguração foi um desafio, um grande avanço para Lagarto e região. E parceria com a UFS é sempre bem-vinda, principalmente na troca de conhecimentos, então esse processo com certeza vai acontecer”, diz.

Os equipamentos indispensáveis para a estruturação do Centro de Hemodiálise Nossa Senhora da Conceição são frutos de emendas parlamentares do deputado federal Fábio Reis, que participou da inauguração.

De acordo com o diretor técnico da unidade, Jardel Vasconcelos, o espaço é importante para todo o estado de Sergipe já que ajuda a desafogar o sistema público de saúde. “Vai aliviar outras unidades para que recebam novos pacientes de outras regiões e, ao mesmo tempo, diminuirá o deslocamento dos nossos pacientes e trará mais conforto para eles”.

Também estiveram presentes na cerimônia de inauguração o governador Belivaldo Chagas, a secretária estadual de Saúde Mércia Feitosa, o ex-governador Jackson Barreto, a prefeita de Riachão do Dantas Simone Andrade, o prefeito de Salgado Givanildo Costa e vereadores de Lagarto.

Letícia Nery - Ascom UFS

Atualizado em: Sex, 14 de janeiro de 2022, 10:14