Qui, 29 de outubro de 2020, 13:44

UFS inicia distribuição de chips de internet a alunos para ensino remoto
Ação integra conjunto de estratégias da Universidade para aulas remotas

Abel Victor e João Vitor Moura* | Rádio UFS - A Universidade Federal de Sergipe, por meio da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proest), começou a entregar, nesta quinta-feira, 29, os chips de internet patrocinados pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) a 578 alunos da graduação, que residem em áreas cobertas pela operadora Claro.

A ação, vinculada às estratégias do ensino remoto e de inclusão digital, segue até 6 de novembro e abrange os campi de São Cristóvão, Aracaju, Itabaiana, Laranjeiras, Nossa Senhora da Glória e Lagarto. Os dias 29/10, 03 e 04/11 são referentes à primeira etapa da distribuição, destinada para alunos dos campi de São Cristóvão e Aracaju.

O objetivo da medida é garantir o acesso à internet aos estudantes que não dispõem do recurso, de modo suficiente, para acompanhamento das atividades acadêmicas no contexto do ensino remoto diante da pandemia da covid-19. O aluno contemplado precisa estar regularmente matriculado na graduação presencial da UFS e ter renda per capita familiar menor ou igual a 1,5 salário mínimo.

+ Veja aqui: DAA tem novo canal de atendimento

Cronograma de entrega de chips segue até 6 de novembro. Foto: Reprodução/TV UFS

A Proest informou que os estudantes residentes em localidades sem cobertura da operadora disponibilizada pela RNP foram autorizados pela reitoria a migrar para o edital que concede auxílio de R$ 900 para compra e instalação de internet banda larga, com pagamento previsto para os dias 3 e 9 de novembro.

A pró-reitoria ainda esclareceu que, em virtude do atraso da entrega dos chips à instituição a tempo hábil para distribuição, os alunos receberam, provisoriamente, um valor de R$ 100 provenientes do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) para aquisição de plano de acesso à internet, móvel ou fixo.

A estudante de Letras Vernáculas, Milena Vieira, afirma que o chip vai garantir o acesso pleno às atividades acadêmicas. “Esse chip de internet vai me possibilitar acompanhar as aulas de forma plena nessa pandemia. E a Universidade Federal de Sergipe tem uma grande importância na vida dos alunos, possibilitando, por meio de internet, de auxílios e outras coisas, que a gente possa, realmente, completar esse período.”

+ Professor da UFS é finalista do Prêmio Jabuti

Milena Vieira utilizará chip para acessar aulas remotas. Foto: Josafá Neto/Rádio UFS

O pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFS, professor Antonio Barreto, destaca que o papel da Universidade é ser inclusiva. “Então, a Universidade não poderia, nesse momento de ensino remoto, excluir qualquer aluno das suas atividades. Nós tivemos esse cuidado de fazer esse levantamento das necessidades dos alunos e direcionar para cada uma dessas necessidades o que ele, realmente, precisa. E dessa forma, promovendo que nenhum aluno fique de fora do ensino remoto”, pontua.

O pró-reitor ainda lembra que mais de 2 mil alunos foram contemplados nos editais especiais de assistência para o período remoto. “Nos quatro editais, foram contemplados mais de 2 mil alunos, e o edital de aquisição de equipamentos foi o mais procurado para compra de um tablet ou um computador. Então, no somatório dos três editais que dependiam muito da necessidade de cada aluno, eles mesmos manifestaram qual era a necessidade, giram em torno de dois mil alunos contemplados nesses quatro editais”, afirma.

Para Ingrid Andrade, discente do curso de Biblioteconomia e Documentação, o equipamento é mais uma garantia para realização do período remoto. “O chip trouxe a possibilidade de conclusão do período e acompanhamento das aulas sem interferências. Sem ele isso não seria possível pelo fato de condições financeiras e interrupções da internet. Isso trouxe a garantia de conclusão do período realmente”, ressalta.

+ Professor da UFS lança livro sobre John Locke

Mais de 500 estudantes de graduação da UFS foram contemplados com chip.

O que é a RNP?

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) foi fundada em 1989 pelo então Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) com o objetivo de construir uma infraestrutura nacional de rede de internet no âmbito acadêmico. No início, a chamada Rede Nacional de Pesquisa tinha a função de disseminar o uso de redes no país.

A RNP é conhecida por ter implantado o primeiro backbone, que designa o esquema de ligações centrais de um sistema de redes mais amplo, tipicamente de elevado desempenho e com dimensões continentais, para a chegada da internet no Brasil em 1992.

Vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e mantida por esse em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Cultura (MinC), Saúde (MS) e Defesa (MD), que participam do Programa Interministerial RNP (PI-RNP), é qualificada como uma Organização Social (OS).

A Rede provê a integração global da comunidade acadêmica, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino e da pesquisa e colaborando com o desenvolvimento tecnológico, social e econômico do país.

Confira abaixo o calendário de entrega:

São Cristóvão e Aracaju

Local: reitoria