Qua, 01 de abril de 2020, 08:00

Professor da UFS publica texto na Revista Science em defesa da ciência no combate ao coronavírus
"Epidemia no Brasil pode atingir proporções incalculáveis," alerta Paulo Martins

O professor do Departamento de Educação em Saúde e chefe do Laboratório de Patologia Investigativa da Universidade Federal de Sergipe, Paulo Ricardo Martins Filho, publicou um texto na Revista Science, no último domingo, 29, em defesa da ciência no combate ao coronavírus, no Brasil. A revista científica da American Association for the Advancement of Science é uma das mais prestigiadas do mundo.

+ Leia aqui o texto original em inglês

A publicação entitulada Facing the COVID-19 epidemic in Brazil: Ignorance cannot be our new best friend ressalta que "se não forem tomadas medidas imediatas, homogêneas e sérias pelas autoridades governamentais com base em conhecimentos científicos, investimentos na saúde e uma resposta econômicas eficaz, a epidemia do SARS-Cov-2 no Brasil pode atingir proporções incalculáveis. É importante que os políticos confiem na ciência. A ignorância não pode ser a nossa aliada."

O pesquisador pontua ainda que em um "país de proporções continentais, desigualdades regionais na saúde, baixo gasto público em saúde e pesquisa científica, um cenário urbano extremamente complexo e aproximadamente 23 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza, a epidemia da COVID-19 pode ser devastadora."

Paulo Martins complementa que "os casos estão sendo maciçamente subnotificados devido à falta de testes diagnósticos e sintomas inespecíficos, especialmente nos estágios iniciais da doença. E para piorar a situação, foram confirmados casos de COVID-19 em quatro grandes favelas do Rio de Janeiro. No Brasil, aproximadamente 14 milhões de pessoas vivem em favelas com condições insalubres, falta de acesso a serviços de saúde, proteção social, educação, altos riscos ambientais, violência e praticamente nenhuma possibilidade de isolamento social para muitas famílias."

Outras publicações

No último dia 24 de março, o professor da UFS publicou um artigo na Pan American Journal of Public Health. O texto busca combater o consumo e o compartilhamento de notícias falsas nas redes sociais sobre a eficácia da mistura do éter e clorofórmio, conhecido como "lança perfume" ou "loló", no tratamento do novo coronavírus.

O autor

Doutor em Ciências da Saúde pela UFS, Paulo Ricardo Martins Filho reúne mais de 100 publicações em revistas científicas internacionais. Ele tem experiência em epidemiologia, estatística e revisões sistemáticas e meta-análises em saúde.

Por Josafá Neto


Atualizado em: Qui, 02 de abril de 2020, 15:32

Notícias Relacionadas
Notícias UFS