Seg, 17 de junho de 2019, 11:48

Colégio de Aplicação celebra 60 anos
Durante todo o ano haverá atividades comemorativas
Codap comemora aniversário no dia 30 de junho (Foto: Paulo Marques/bolsista Ascom UFS)

No próximo dia 30 de junho, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (Codap) completa 60 anos. Para celebrar a data, nesta segunda-feira, 17, acontece o Concerto Comemorativo, com apresentações da Orquestra Sinfônica e do Coro da UFS. O evento acontece às 17h, no hall da Reitoria na Cidade Universitária. Durante todo o ano o colégio promoverá atividades comemorativas.

André Oliveira Silva Jarske, diretor do Codap, falou sobre o que esse evento representa para a história da instituição. “O 60º aniversário do Codap simboliza algumas vitórias, principalmente, em cima da ideia de que o ensino público pode ser de qualidade. O que nos orgulha é saber que nós sobrevivemos durante tanto tempo, sendo ainda uma escola de muita importância dentro do cenário sergipano”, afirma.

André Jarske é diretor do Codap desde 2017

Aluna do 3º ano do ensino médio, Laura Mercedes destacou o orgulho que é integrar o colégio. “Diferente da ideia que se tem de escolas públicas, o Codap disponibiliza muitos recursos para seus alunos. Os professores são muito qualificados e o respeito que temos por eles é contínuo”, conta.

Laura Mercedes é aluna do último ano do ensino médio

Trajetória

O Codap conta, atualmente, com 430 alunos matriculados entre turmas do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Fundado em 1959 pelo Arcebispo Emérito Dom Luciano Cabral Duarte – falecido em 2018 –, era, originalmente, um ginásio com cerca de oito disciplinas e um corpo docente de oito professores apenas. Hoje, alunos se destacam em feiras nacionais por meio de projetos de pesquisa, ensino e extensão.

Matheus Gomes de Santana, aluno do 3º ano do ensino médio premiado na Febrace, salientou a importância de ainda existirem escolas como o Colégio de Aplicação no país. “Elas representam um diferencial, principalmente, com relação ao ensino público. Eu agradeço por poder estar aqui, no sentido de que dentre todas as escolas do estado, o Codap é uma das que consegue ofertar um ensino de qualidade”, enfatiza.

Premiados na Febrace juntamente Matheus Gomes (segundo à esquerda), o estudante José Lucas e os professores de Física André Jarske e Nemésio Augusto (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Cemdap

O Codap conta com o Centro de Pesquisa, Documentação e Memória (Cempad), surgido a partir dos resultados de um projeto com o intuito de preservar e divulgar documentações e/ou materiais a respeito da memória do colégio e informações produzidas pelos diversos agentes da ação educativa da instituição.

O acervo do Cemdap, que fica na sede do Colégio de Aplicação, no campus de São Cristóvão da UFS, é composto por originais ou cópias de documentos históricos, além de objetos da cultura material, pertencentes ao patrimônio cultural e recolhidos em diversas partes do colégio.

A criação do Cempad do Colégio de Aplicação foi aprovada em 2016

comunica@ufs.br